quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cometa poderá se chocar com marte em 2014

Após a queda de um meteorito na Rússia, que feriu mais de 1200 pessoas. Cientistas de todo o mundo estão eufóricos com as previsões de que um cometa poderá se chocar com Marte em Outubro de 2014.



Astrônomos do Catalina Sky Survey do Arizona estão estudando a órbita do Cometa C/2013 A1, sendo que os primeiros cálculos indicam uma grande possibilidade de que ele se choque com a superfície de Marte em 19 de Outubro de 2014. “Se o impacto não ocorrer, será então um cometa muito bem visível da Terra e muito bem observado pelas sondas que estão em Marte no momento”, afirma o astrônomo amador Eduardo Baldaci

Se os cálculos se confirmarem, será a segunda vez em nossa geração em que o impacto de um cometa será observado pela Humanidade. O primeiro foi em 1994 quando o Cometa Comet Shoemaker–Levy 9 se chocou contra o Planeta Júpiter.

O Cometa que possui 50km de diâmetro e uma velocidade de 56 km/s, deverá emitir energia equivalente a 2 x 10¹² Megatoneladas (2.000.000.000.000 Megatoneladas), suficiente para criar uma cratera de 500 km de diâmetro e 2 km de profundidade.
 

Caso o impacto não se confirme em observações e cálculos posteriores, os cientistas da NASA já estão certos de que há 100 % de chance de Marte ser bombardeado por partículas da cabeleira do Cometa. As sondas que estão em Marte no momento serão destruídas totalmente, porém terão a chance de presenciar um evento histórico sem precedentes, enviando imagens e informações sobre um cometa, até que os instrumentos sejam destruídos pelo fenômeno.

2013: O Ano dos cometas

Outros 3 cometas farão aparições em 2013. Agora em Março e Abril, será a vez de observar os Cometas Lemnon e Panstarrs, e em dezembro, o Cometa ISON. Todos serão visíveis a olho nu, sendo que o Cometa ISON deverá ser mais brilhante do que a Lua Cheia.

Sendo oriundos da Nuvem de Oort, os cometas são formados pelo matéria prima que criou o sistema solar. Trata-se de um astro rochoso de gelo na temperatura do zero absoluto, composto de dióxido de carbono, hélio e outros gases, que na medida que se aproxima do Sol, começa a sofrer o fenômeno da sublimação (passagem do sólido direto para o gasoso). É quando ocorre a criação da Cabeleira e da Cauda de um cometa, a qual geralmente fica apontada na direção contrária do Sol.

“Aqui em Mato Grosso estamos nos preparando para observar os cometas de um lugar seguro e sem poluição luminosa, localizado em Chapada dos Guimarães. Vamos utilizar o maior telescópio do estado e possibilitar uma chance rara aos matogrossenses de uma observação de um fenômeno raro”, conclui o astrônomo amador Eduardo Baldaci

Maiores informações: www.facebook.com/astronomiapopular

Nenhum comentário:

Postar um comentário