sábado, 23 de fevereiro de 2013

Um Meteoro e suas Lições - Atualizado em 20/03/13


                                                     Escritas pelo pastor batista e astrônomo amador Eduardo Baldaci


Um mês após escrever este artigo, o diretor da NASA anuncia que
a única coisa que o mundo pode fazer contra grandes impactos
é ORAR !


 
 

                       Amanheceu um dia normal, a sexta-feira dia 15 de fevereiro de 2013. Porém,  em um piscar de olhos a cidade russa de Tcheliabisnk entrou para sempre na história da astronomia mundial. Uma enorme bola de fogo, imprevisível e pesando entre 10 a 15 mil toneladas, apareceu literalmente do nada e caiu sobre a localidade, trazendo destruição e perplexidade ao redor do mundo.

                        Com a energia equivalente à 500 mil toneladas de TNT(Hiroshima só tinha 18 mil ton. TNT), o objeto causou danos materiais e ferimentos em mais de 1200 pessoas.

                         Quase na mesma velocidade do fenômeno, cientistas se apressaram a dizer que a população mundial não precisava ficar em pânico, pois a probabilidade matemática destas quedas é insignificante.
                        Porém, algumas perguntas ficam sem respostas. Vejamos:


                        1) Se por dia, caem 100 mil toneladas de material vindo do espaço, podemos falar em raridade?

                       2) Por que a NASA investe milhões de dólares no NEO (Near Earth Objects)?

                       3) Por que a ONU emitiu comunicado chamando as nações para a prevenção e resposta a acidentes causados por corpos celestes?

                         4) Porque o asteroide 2012 Da14, que passou tão perto da Terra, só foi descoberto com um ano de antecedência?

                         5) No caso de descobrirmos hoje, um em rota de colisão com a Terra, o que poderíamos fazer?

                          Paralelamente ao incidente da Rússia, outros incidentes foram relatados nos USA, Cuba e Brasil, despertando o medo e a curiosidade do mundo.

                              A grande verdade, é que com a tecnologia que dispomos no presente, nada ou quase nada pode ser feito. Entretanto, há sim razões para se preocupar com o assunto. E eu explico:

                           1º) Há 65 milhões de anos, um grande corpo celeste foi o responsável pela extinção em massa dos dinossauros. Conhecido como evento KT, ele é calculado para ocorrer em média uma vez a cada 30 milhões de anos. Ou seja, estamos 35 milhões de anos atrasados para um novo evento da mesma magnitude;

                            2º) A Terra possui inúmeras crateras de impacto catalogadas (existe inclusive uma em solo matogrossense). Tais crateras são as cicatrizes da destruição causada por tais impactos;
 
 
 
                             3º) Nas últimas duas décadas, cientistas já acompanharam dois choques de corpos celestes com Júpiter;
 
 

                               4º) Inúmeros relatos, com menos repercussão na imprensa, mas que nem por isto são menos importantes, dão conta de corpos celestes caindo e fazendo os mesmos estragos que o da Rússia. Mato Grosso, além de Araguainha, tem o famoso caso inexplicado de Nova Brasilândia, e mais recentemente, de Lambari D`Oeste (2005)
 
Possível Cratera formada em 2005 - Lambari D`Oeste-MT
 
 
2013 e a Astronomia

                         Só em 2013, teremos 3 cometas visíveis a olho nu e, possivelmente, um aumento gradativo da atividade solar rumo ao solarmax. Tais fenômenos, apesar de raros, são mais comuns e fáceis de serem previstos. Entretanto, é uma mensagem silenciosa de que precisamos estar atentos ao Universo que nos cerca.

                           O ser humano, preocupado com seu dia-a-dia, não tem tempo para olhar para as estrelas, e via de regra acredita que não precisa se preocupar com tais fenômenos, pois eles só acontecem no outros países.

                            Mesmo não acreditando que os cometas sejam sinal de mau agouro, é interessante notar a raridade de 3 cometas em um único ano. Seria alguma perturbação na nuvem de Oort?
 
                            Em 1847, o Grande Incêndio de Pestigo foi atribuído ao choque de restos do Cometa Biela.

A Astronomia e o Apocalipse

                        Em virtude de questões sobre Profecia Maia, Nostradamus ou de alguma seita apocalíptica, as pessoas estão se tornando cada vez mais incrédulas quando o assunto é o fim do Mundo. Mesmo assim, quando assistimos o vídeo da queda do meteoro na Rússia, notamos que alguém diz: “É o fim do Mundo!”.

                         Realmente, a Bíblia e especialmente o livro de Apocalipse, falam sobre eventos astronômicos precedendo a Paroisia. O mais interessante, é que tais eventos são diretamente relacionados com Meteoros e Meteoritos, causados por Asteroides.

                           Apocalipse  .6:12-13:”…Houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue e as estrelas do céu caíram sobre a terra…”

                            Apocalipse . 8: 7-8 – “…e houve saraiva e fogo misturado…que foram lançados na Terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva… e foi lançado no mar um grande monte ardendo em fogo…”

                          Apocalipse .9:1,2 – ” …e vi uma grande estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço, e subiu uma fumaça do poço, com a fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e a lua” (Efeito estufa)
 
                               Jesus disse: “Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados” (Mateus 24:29)

                               Para mim, o mais impressionante é que o autor do Apocalipse não entendia nada de astronomia, mas ao escrever o texto profético no idioma original do NT, usa a palavra astera para descrever estrela. Astera e Asteron, são termos gregos que dão origem a palavra Asteróide.

              Há algumas deduções que posso fazer do assunto:

              1º) Considerando que não pode haver um eclipse solar e lunar no mesmo dia;

              2º) Considerando que o espaço entre tais fenômenos é o mesmo que separa uma Lua Cheia de uma Lua Nova, aproximadamente 15 dias;

             3º) Um eclipse solar sempre é antecedido ou precedido por um eclipse lunar;

               4º) Quedas de grandes corpos podem levantar material de impacto até a atmosfera, causando impossibilidade de observação do Sol e da Lua;

               Temos, portanto, um quadro do Apocalipse não ocorrendo em apenas um dia de 24 horas, mas durante um período de 15 ou mais dias. É especialmente interessante, que João nunca havia ouvido falar do evento KT, mas fala da queima da vegetação e morte de animais como resultado de um impacto.

               Mesmo para os céticos, fica difícil criticar tal profecia, pois a Teoria KT foi proposta só em 1980, pelo físico Luis Alvarez, da University of California-USA. Ou seja, quase 2 mil após João.

O que pode ser feito pela Humanidade?

                  Muito além do risco dos impactos, cientistas preocupados com o futuro sombrio previsto com as mudanças climáticas geradas pela falta de mordomia com nosso planeta, planejam enviar naves espaciais tripuladas rumo à Marte. E tudo isto com uma razão simples: Se nosso planeta irá ter problemas, devemos procurar um plano B.

                   Na realidade, mesmo na mente dos céticos, o senso de um fim para o planeta é algo concreto. Mas uma pergunta poderia incomodar os teólogos: “E como ficaria o julgamento final para os que mudaram para outros planetas?”

                  Obadias (840 A.C) tem a resposta exata: “Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o SENHOR.” Obadias 4

                  Mais uma vez, em sua precisão, a Bíblia fala da pesquisa espacial, viagem tripulada, desejo de fuga do ser humano e problemas com o nosso sistema solar.

                  De fato, algo que traga problemas com o planeta Terra, especialmente com sua órbita, iria trazer cataclisma à todo o sistema planetário, especialmente para um planeta tão pequeno e próximo como Marte.
 
                   Será que foi isto que João quis dizer, quando escreveu: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.”Apocalipse 21:1
 
                    Deus tem uma solução para toda esta expectativa ! Ao mesmo tempo que a Bíblia prevê a destruição, fala sobre a graça e a salvação em Cristo Jesus. Tal salvação independe de naves espaciais, tecnologias humanas ou tentativas frustradas de solucionar o caos em que nosso planeta irá mergulhar. Para Todo aquele que Nele Crê, não pereça, mas tenha a Vida eterna...

                   São as reflexões científicas e bíblicas, de um homem que não consegue ver separação entre os eventos do Universo com os eventos bíblicos.

                   Escrevi este artigo no dia 23/02 e hoje, 24/02 saiu esta matéria: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/mapa-aponta-locais-onde-ja-cairam-meteoritos-em-todo-o-mundo.html

Um comentário:

  1. Parabéns pela reflexão que nos leva a nos aprofundar no assunto. Será que tem alguma forma de evitar tudo isso? a Bíblia diz que nem um til irá deixar de acontecer. O que nos resta?

    ResponderExcluir