sexta-feira, 18 de março de 2011

FENÔMENO DA SUPER LUA OCORRE AMANHÃ



Fenômeno ocorre a cada 19 anos
Amanhã, se o clima não estiver nublado, curiosos e observadores do céu poderão ver um fenômeno que promete mexer com a crendice popular – A SUPER LUA. Nosso satélite estará 30% mais brilhante do que a Lua cheia de costume, efeito visual que coincide com o Perigeo lunar.
Mas este fenômeno não vai deixar ninguém com problemas de visão, e talvez nem seja perceptível para a maioria das pessoas, só mesmo para os mais acostumados em admirar nosso satélite natural.
O Movimento da Lua ao redor do nosso planeta é em forma de uma elipse(uma órbita oval), o que permite de tempos em tempos uma aproximação maior (Perigeo) e um afastamento maior (apogeo). Isto ocorre todos os meses. O fenômeno de amanhã não ocorre desde 1992, porém não tem nenhuma ligação com terremotos ou tsumanis. Se fosse assim, teríamos que ter um evento deste a cada mês, o que não ocorre na prática.



A distância média do Centro da Terra ao centro da Lua no Perigeo normal é de 363.000 Km, mas amanhã será de 356.577km.
“Com tantos boatos pela internet e um fenômeno deste ocorrendo em tempos de desastres naturais é comum o público ficar assustado, ainda mais quando os astrólogos provocam algumas polêmicas. Porém, para a Astronomia, não há nenhum estudo sério que comprove que o fenômeno da “super lua” traga algum malefício ao nosso planeta”, afirma o astrônomo amador Eduardo Baldaci 


Nenhum comentário:

Postar um comentário