quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Poderia a descoberta de Vida Inteligente abalar as crenças Religiosas?


Tradução do artigo original: http://www.space.com/10670-extraterrestrial-life-religious-beliefs.html


A descoberta de vida extraterrestre pode não abalar a fé das pessoas em suas crenças religiosas, mas cientistas e teólogos dizem que poderia levá-los a se perguntar se Jesus Cristo teve encarnações em planetas alienígenas.


Essas especulações surgiram de pesquisadores na reunião da Royal Society em Londres no ano passado que tratou sobre os Impactos de Aliens na sociedade, análise publicada recentemente na revista Philosophical Transactions of the Royal Society.


Em um dos estudos, que foram publicados em 10 de janeiro, o astro biólogo Chris McKay da NASA Ames Research Center observou as conseqüências que os Aliens podem trazer à sociedade vai depender de se a humanidade descobriu só vida extraterrestre ou também inteligência extraterrestre.

"A descoberta de vida poderia muito bem e provavelmente ser só de micróbios e talvez possa ser em Marte ou Europa, enquanto a detecção de inteligência extraterrestre seria quase certamente de origem a partir de sinais muito distantes de nós", disse McKay ao SPACE.com.


"As implicações da vida microbiana extraterrestre seria a de que nós saberíamos a resposta à pergunta de se a vida é comum - podemos encontrá-lo duas vezes em nosso sistema solar - e nós seríamos capazes de aprender mais sobre a vida na Terra, comparando- para a vida de outros lugares ", acrescentou McKay. "A detecção de inteligência extraterrestre, por outro lado, não só iria responder à questão de saber se existe vida extraterrestre, mas também ser um evento tão maravilhoso que seria muito difícil tentar prever todos os impactos que isso teria na sociedade. "

Aliens vs religião?

Um impacto que os extraterrestres poderiam ter na sociedade é na da religião, disse o teólogo Ted Peters na Pacific Lutheran Theological Seminary, em Berkeley, Califórnia, por exemplo, os Aliens poderão levar as religiões à questões de saber se houve uma segunda gênese da vida em outro lugar e se isto está dentro da Bíblia. Jesus Cristo poderia ter nascido mais de uma vez no universo?

"Tem sido argumentado por séculos, agora, se uma encarnação de Deus em Jesus Cristo, para a totalidade da criação é suficiente, com alguns a pensar que Deus faria tantas vezes múltiplas, adequadas à capacidade de qualquer espécie individual de compreender," Peters disse à SPACE.com.

Para pesquisar quais os efeitos que a descoberta da inteligência extraterrestre poderia ter na religião, Peters e seus colegas examinaram mais de 1.300 pessoas em todo o mundo a partir de várias tradições religiosas - incluindo os católicos romanos, protestantes, evangélicos, protestantes, cristãos ortodoxos, mórmons judeus, budistas e grupos não-religiosos.

Eles descobriram que a vasta maioria dos crentes religiosos - independentemente da religião - foram extremamente confiantes de que não sofreria um colapso na fé em face da evidência de inteligência extraterrestre. Além disso, cerca de um terço das pessoas religiosas pensaram que a fé de outras religiões estariam ameaçadas, enquanto dois terços das pessoas não-religiosas pensaram que os Alienígenas irão balançar a fé religiosa como um todo.

A Vida no Espaço pode mudar as crenças religiosas?

Há muitas questões em aberto sobre a forma como as pessoas na Terra poderão visualizar as crenças do espaço.
Poderia ser aceito como “Salvação” alguns avanços trazidos por supostas civilizações alienígenas? Poderia a religião e a filosofia de civilizações avançadas tornar as religiões da terra primitivas?

Poderiam chamar os “aliens” de convertidos se houve muitos pontos de concordância entre as religiões da Terra e do Espaço?

“...poderia haver intercambio de idéias entre as espécies em assuntos religiosos. “Os filósofos gregos nunca conheceram o Deus de Moisés, pois falaram muito sobre Ele com muita coerência”, disse Peters.

Teólogos irão ter um árduo trabalho - teólogos tradicionais terão de se tornar astro-teólogos, Peters observou.

"Uma das coisas que distinguem uma tradição religiosa de outro são os símbolos que têm desenvolvido ao longo do tempo - os cristãos têm o seu conjunto, tanto quanto os hindus têm os deles", disse ele. "Sem dúvida, os extraterrestres têm seus conjuntos de símbolos, e teólogos terão de interromper seu trabalho para analisá-los com o propósito de ver se existem alguma semelhança com o nosso."

Em termos do impacto os extraterrestres poderiam ter sobre a ciência, o astrônomo Martin Dominik, da Universidade de St. Andrews, observou que se poderia então começar a questionar o que eles poderiam revelar sobre ambientes mais habitáveis no universo.

Leia Também a resposta de um pastor-astrônomo sobre este artigo: http://astronomobaldaci.blogspot.com/2011/02/razoes-porque-um-teologo-e-astronomo.html

Um comentário: