quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fracassa missão japonesa de levar sonda espacial à órbita de Vênus

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) informou nesta quarta-feira (8) que a sonda “Akatsuki” (Aurora) fracassou em sua tentativa de penetrar na órbita de Vênus, quase sete meses após ter partido da Terra.

A Jaxa acredita que a sonda, que ficou a 550 km da superfície de Vênus na terça-feira (7), não desacelerou o suficiente para entrar na órbita do planeta, segundo a agência local “Kyodo”.
A agência japonesa indicou que está investigando as causas do fracasso.
Pelo projeto, era preciso manter aceso durante 12 minutos o motor da sonda para assim poder freá-la e colocá-la na órbita do planeta. Mas o processo que fracassou por razões ainda desconhecidas.
Sonda Vênus 1
Sonda japonesa 'Akatsuki'. (Foto: Akihiko Ikeshita / Jaxa via Jiji Press / AFP Photo
Foram investidos 25,2 bilhões de ienes (230 milhões de euros) no desenvolvimento da “Akatsuki”, que viajou 520 milhões de quilômetros desde seu lançamento a bordo de um foguete, em 21 de maio.
A Jaxa deveria comprovar no fim da noite desta terça se sua sonda conseguira entrar na órbita de Vênus, mas teve problemas de comunicação com a base de comando.
Trata-se da terceira vez em que o Japão não tem sucesso em seu intento de colocar uma sonda na órbita de um planeta que não seja a Terra. As outras duas foram em 1998 e 2003, ambas em Marte.
Entre outros objetivos, a “Akatsuki” examinaria a possível atividade vulcânica em Vênus, um planeta rochoso similar à Terra em tamanho e massa mas com uma pressão 90 vezes maior e uma temperatura de mais de 400ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário