quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sonda é bem-sucedida em manobra para analisar núcleo de cometa

Deep Impact chegou a 700 km do cometa Hartley 2 nesta quinta-feira (4).
Missão EPOXI busca dados sobre núcleo do pequeno e hiperativo astro.


Gravura mostra Deep Impact passando pelo cometa Hartley 2Gravura mostra Deep Impact passando pelo cometa Hartley 2 (ilustração: Nasa)
A Nasa, a agência espacial americana, aproximou com sucesso a sonda Deep Impact do cometa Hartley 2 nesta quinta-feira (4).
Uma das primeiras imagens enviadas pela sonda para a base da missão 
Uma das primeiras imagens enviadas pela sonda para a base da missão (reprodução)
O objetivo do projeto, batizado EPOXI, é analisar o núcleo de um cometa pequenino mas hiperativo, caracterizado pela liberação de jatos de gases que podem até alterar sua trajetória.
A Deep Impact chegou a 700 quilômetros do "alvo" a uma velocidade relativa (considerando o movimento da nave e do cometa) de 12 km por segundo.
A primeira imagem do Hartley 2 chegou à base da missão, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, às 13h01 (hora de Brasília). A sequência completa está disponível no site da Nasa.
O Hartley 2, em imagem enviada pela sonda Deep ImpactO Hartley 2, em imagem enviada pela sonda Deep Impact (Foto: Nasa / JPL-Caltech)
Há cinco anos, a Deep Impact disparou um objeto contra o cometa Tempel 1para colher dados sobre seu núcleo. Foi a primeira vez que informações sobre o núcleo de um cometa foram obtidas.
Dados do 'encontro' com o cometa Hartley 2 chegam nos próximos momentosPrimeira imagem do 'encontro' com o cometa Hartley 2 chegou às 13h01 de Brasília (ilustração: Nasa / JPL-Caltech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário