terça-feira, 9 de novembro de 2010

Em Alerta Mundial, países se reúnem para falar sobre efeitos do Aumento das Tempestades solares !

Alertados por um recente aumento na atividade solar, mais de uma centena de pesquisadores estão prestes à se reunirem em Helwan, Egito, para discutir um assunto de importância global: as tempestades Solares. Organizado pela NASA e JAXA, com convocação da ONU, o evento será chamado de Primeiro Seminário Internacional de Estudo do Clima Espacial.
Os organizadores esperam resolver alguns dilemas – Como agir quando uma tempestade solar ocorre? Quais providências quando as correntes elétricas correrem através do solo? O que faz o campo magnético da Terra ficar instável?
"Estes são fenômenos globais", diz Joe Dávila do Goddard Space Center, "por isso precisamos ser capazes de controlá-los em todo o mundo."
Os países industrializados tendem a ter uma abundância de estações de monitoramento. Eles podem acompanhar o magnetismo local, correntes de terra, e de ionização, e fornecer os dados para os pesquisadores. Os países em desenvolvimento, localizados, principalmente, em baixas latitudes ao redor do equador magnético da Terra, já não possuem muitas estações. Porém, há um fenômeno que essencialmente não ocorre nos polos. Chama-se “Anomalia Equatorial”. Trata-se de uma fonte de ionização que circula o globo, formando um “bico” em direção ao sol. Esta anomalia tende aumentar durante as tempestades solares, causando problemas nos GPS e tornando a comunicação via rádio impossível.
"A cooperação internacional é essencial para manter o controle da anomalia equatorial", acrescenta. "Nenhum país pode fazer isso sozinho."
Não é coincidência que a reunião inaugural do ISWI está sendo realizada no Egito, um país equatorial. Das 30 nações que enviaram representantes ao ISWI, mais de dois terços são agrupados em torno do equador magnético. Isto poderia levar a uma revolução nos estudos de baixa latitude do clima espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário