quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TV Globo do Mato Grosso noticia o Cometa Hartley 2

Direto do link:  http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?n=507942&p=2&Tipo=

Cometa será visto a olho nu este mês em Mato GrossoHartley 2 foi descoberto em 1986 e terá sua maior aproximação no dia 20 deste mês.Redação site TVCA












Cometa poderá ser visto olhando na direção norte, nas madrugadas do dia 20 de outubro a 02 de novembro.

Os mato-grossenses poderão acompanhar um fenômeno astronômico raro este mês. Ao olhar para o céu nas madrugadas a partir do dia 20 de outubro, um cometa estará visível a olho nu. A observação poderá ser feita por volta das 3h30, já no horário de verão, olhando na direção norte, até o dia 02 de novembro.


O cometa se chama Hartley 2, descoberto pelo astrônomo australiano Malcolm Hartley, em março de 1986. Ele orbita o Sol em um período de 6,5 anos, sendo que estudos demonstram que esta será sua quarta aproximação do Sol. O cometa deve passar a "apenas" 17,5 milhões de quilômetros da Terra.

A observação será possível com pequenos telescópios ou até mesmo a olho nu em locais sem poluição luminosa ou atmosférica. "Vamos torcer para não chover e para que não haja fumaça de queimadas", diz o astrônomo amador Eduardo Baldaci.

Explorando o cometa

Cientistas da Nasa lançaram, em 2007, a Missão Epoxi, que depois ficou conhecida como Deep Impact. O objetivo da sonda Epoxi é estudar a composição de alguns cometas, principalmente do Hartley 2. Estudos apontam que o impacto de um cometa com a Terra pode ser o responsável pela existência de água, ou até mesmo da vida em nosso planeta.

No dia 04 de novembro, a sonda Epoxi iniciará uma pesquisa com duração de 21 dias, nos quais irá medir a temperatura, analisar a composição química e obter outros dados que auxiliem em novas descobertas sobre os cometas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário