sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NASA acusada de "retocar fotos com Photoshop" para esconder mistérios.


Os teóricos da teoria da conspiração estão alvoroçados sobre a revelação de que uma foto recente da Nasa foi retocada antes de ser liberada para o público. Porém, isso não é novidade, pois a NASA rotineiramente processa imagens para melhorar detalhes ou para permitir a observação de detalhes imperceptívies ao olho humano.

A controvérsia irrompeu na semana passada, quando um teórico da conspiração notou manchas pretas na borda de uma foto que a sonda Cassini da NASA tinha tomado de duas luas de Saturno, Titan e Dione. A alegação: alguém tinha alterado a imagem.

E, de fato alguém tinha. câmera digital da Cassini tira fotos através de três filtros diferentes: vermelho, azul e verde. Estes separado, imagens seqüenciais são posteriormente combinadas para criar uma foto, composto de cores reais.
Toda esta celeuma teve origem quando a Sonda Viking fotografou em 25 de Julho de 1976 uma “Face em Marte”. Na época, a NASA arquivou a imagem classificando de “non sense” (sem sentido). A história só veio à público após um dos cientistas da missão ter sido despedido e contar toda a verdade para o The New York Times.
Para colocar mais pimenta nesta história, o Dr. Richard C. Hoagland. Ex-Cientistas da NASA, ele afirma que inúmeras imagens necessitam de maiores explicações. Veja algumas:

 Pirâmides fotogradas pela Spirit...





 Marcas recentes de erosão por líquido (seria água???)













Monolito na Lua Phobos...

















 Ferro velho marciano???












 Vegetação marciana???

Nenhum comentário:

Postar um comentário