quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hartley 2 pode provocar surgimento de nova chuva de Meteoros

Este mês, o cometa Hartley 2 trouxe uma boa surpresa e um show para os astrônomos amadores. Um cometa verde com cauda de poeira avermelhada está sendo observado através de pequenos telescópios, e pela Deep Impact da NASA / sonda EPOXI  que está prestes à enviar  imagens dramáticas de seu vôo rasante sobre o núcleo do cometa em 04 de novembro.

Cometa 103P/hartley 2 fotografado em 20 de outubro por Mike Broussard de Maurice, Louisiana.








Entretanto, uma outra faceta está chamando a atenção dos astrônomo: Poderia este cometa produzir uma chuva de meteoros?

 Dois Bólidos observados pelas câmeras da NASA


"Provavelmente não", diz Bill Cooke do Escrtiório de Meteoroides da  NASA, mas vimos algo que me faz pensar. "


Em 16 de outubro, as câmeras NASA flagraram um par de bolas de fogo incomuns cruzando o céu noturno sobre Alabama e Geórgia. Eram brilhantes, lentas  - e aqui está o que tornou incomum - estranhamente HÁ UMA SEMELHANÇA COM UMA OUTRA bola de fogo que passou NO leste do Canadá cinco horas antes. A bola de fogo canadense foi gravada por um outro conjunto DE câmeras operadas pela University of Western Ontario (UWO). Como as bolas de fogo foram registrados por várias câmeras, foi possível triangular a sua posição e DEDUZIR suas órbitas antes que eles atinGISSEM a Terra. Isto levou a uma conclusão notável:

"As órbitas das duas bolas de fogo eram muito similares", diz Cooke. "É como se viessem de um fonte comum."

Há um candidato situado há apenas 11 milhões de quilômetros de distância: o pequeno, mas ativo cometa Hartley 2, que está fazendo um das maiores aproximações à Terra de um cometa nos últimos séculos. Acontece que as órbitas das duas bolas de fogo não só foram semelhantes entre si, mas também mais ou menos semelhante à órbita do cometa. Além disso, meteoros do cometa Hartley seria de esperar que atingem a atmosfera da Terra a uma velocidade relativamente lenta - assim como as duas bolas de fogo fizeram.

Corrêa salienta que esta poderia ser uma coincidência. "Milhares de meteoróides atingem a atmosfera da Terra a cada noite.
Mesmo assim, ele pretende manter-se atento para as noites seguintes, especialmente em 02 de novembro e 3. Nesta data é quando uma chuva de meteoros potencial Hartley-id seria mais intensa, segundo cálculos de especialista em meteoros Peter Brown, da UWO.
O cometa esteve mais próximo à Terra em 20 de outubro, mas isso não é necessariamente o momento que há o pico de uma chuva de meteoros. Corrêa explica: "O cometa tem sido poeira espacial por milhares de anos, deixando para trás de si uma nuvem que é muito maior do que ele mesmo, e sob a pressão da radiação solar e encontros planetários, esta nuvem de poeira não se afasta muito, apenas o suficiente. para tornar a data do chuveiro diferentes a partir da data de maior aproximação do cometa. "

Se houver uma chuva associada ao Hartley será na Constelação de Cisne e visível para observadores do hemisfério Norte no início de novembro.

"Definitivamente vou ficar com nossas câmeras ligadas", diz Cooke. "Provavelmente vai ser um surpresa. Nós podemos descobrir uma chuva de meteoros totalmente nova."

Nenhum comentário:

Postar um comentário