quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NASA ajudará no resgaste dos mineiros soterrados


Para início de conversa, a situação é caótica: 33 mineiros presos em uma mina subterrânea. Felizmente, todos sobreviveram. Porém o resgate irá durar meses !

Não precisamos conjecturar sobre as pressões físicas e psicológicas que virão sobre aqueles heróis que ocupam um túnel quente e desconfortável.

Para tentar minimizar o dano psicológico, a NASA resolveu compartilhar seus conhecimentos com as autoridades chilenas. Baseada na experiência com astronautas da ISS, os estudiosos dizem que o pior ainda está por vir nos próximos meses.

Jack Stuster diz que o período mais negativo sempre é no terceiro trimestre das missões espaciais e que se dá principalmente na área da comunicação interpessoal.

Independentemente disto, a NASA crê que a experiência dos astronautas não pode ser comparada. Os astronautas sabem que o confinamento terá um fim, mas mineiros não.

Atualmente 500 voluntários estão trancados no experimento MARS 500, porém se um deles desistir é só pedir para ser retirado, o que obviamente não é o caso dos mineiros.

Na realidade a NASA está ajudando e sendo ajudada. Pois aprender sobre como manter a saúde mental dos mineiros pode ajudar muito em missões espaciais e nas estratégias de guerra.

Equipe da Nasa vai dar apoio a mineiros soterrados no Chile


Santiago (Chile) - O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que, com o apoio de uma equipe de especialistas da agência espacial americana Nasa, os 33 mineiros soterrados há quase um mês terão uma simulação de dia e noite com luzes artificiais. As informações são da BBC.


Os membros da Nasa vão enviar equipamentos, mecanismos de energia e lâmpadas de LED, informou o ministro ao site chileno La Tercera.

A respeito do resgate dos trabalhadores, que nesta segunda-feira completam 27 dias presos a quase 700 metros de profundidade, o ministro disse que os especialistas da Nasa afirmaram que não se deve falar em prazos.

A equipe de especialistas da agência espacial americana - com um médico, um nutricionista, um engenheiro e um psicólogo - chegou ao Chile na terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário