sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Do Planetário ao Teatro Digital




 Desde os primórdios da nossa civilização o homem tem se esforçado para conseguir entender o Universo. A história foi marcada por inúmeras descobertas da ciência que é considerada a mãe de todas: a Astronomia. Juntamente com suas pesquisas astronômicas o homem procurava maneiras de reproduzir e divulgar suas novas descobertas através dos chamados planetários. Um instrumento que reproduz o movimento dos astros na esfera celeste, projetados no interior de uma cúpula, no qual se exibe a imagem do firmamento estrelado e das órbitas dos planetas.




Este equipamento sofreu diversas alterações tecnológicas ao longo dos anos com o desenvolvimento da tecnologia de fibra ótica que permitiu a reprodução das estrelas através de um filamento próprio capaz de projetá-las com seu tamanho, cor e cintilação perfeitas. Portanto, a área de atuação de Planetários é a Astronomia.



Em meados do ano 2005, ocorreu um fato que alterou completamente o conceito tradicional de Planetário através da tecnologia digital de projeção para cúpulas hemisféricas.



Esta nova tecnologia possibilitou a projeção de imagens de qualquer natureza, ou seja, projeções de uma única imagem dinâmica cobrindo toda a cúpula. Este espaço ganhou novas funções, a de projetar filmes, aulas, exibir shows etc. O tema central abordado não é mais necessariamente a astronomia. Este espaço passou a ser um espaço multidisciplinar de projeção digital, não o confundindo com o Planetário propriamente dito.



Esta tecnologia avançada criou uma nova forma de linguagem que envolve os sentidos auditivos e visuais 3D, além da sensação de imersão. Um espaço completamente novo, multidisciplinar de projeção digital.



Atualmente, existem projetos de implantação de Planetários, onde o objetivo central é o ensino e a popularização da astronomia e devem, portanto, ser orientados por astrônomos; e existem projetos de implantação de espaços multidisciplinares de projeções digitais, onde o objetivo principal é a criação de um moderno centro de difusão de conhecimentos humanos, apresentados de forma multi, inter e transdisciplinar envolvendo em uma única apresentação, ciência, cultura, arte, música e demais formas de expressão artística como meio de comunicação dos conteúdos. Estes são projetos que, por seu caráter holístico e de grande importância social, devem ser implantados e coordenados por um grupo também multidisciplinar, que possa abarcar de maneira abrangente seu processo de criação.



A Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo em Cuiabá) tem projeto de implantar em Cuiabá um espaço multi, inter e transdisciplinar de projeções digitais, que batizamos de "Teatro Digital", pois será um espaço dedicado a todas as matérias do conhecimento humano, capaz de proporcionar uma vivência única e inesquecível para cada ser humano que o visitar, através do mais moderno recurso tecnológico de comunicação com o público.



Graças ao seu poder de alcançar eficazmente a razão e a emoção do espectador, impactando simultaneamente várias faculdades sensoriais, além de um eletrizante equipamento para espetáculos digitais, um espaço complementar ao ensino formal da nossa capital e do nosso estado em todos os níveis, do fundamental ao superior.



Dessa maneira, poder-se-á elevar o nível do ensino da população, através do enriquecimento de seu processo de aprendizagem proporcionado por este inigualável sistema de projeções full-dome de real impacto comunicativo, gerando sessões sobre biologia, geografia, história, meio ambiente, astronomia, enfim, de todas as disciplinas do currículo escolar.



Resumindo, podemos afirmar que o projeto de implantação do "Teatro Digital" objetiva, além do lazer cultural do mais alto nível e do fortalecimento do turismo em nossa capital, a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos a toda a comunidade, assim contribuindo para o desenvolvimento do nosso povo e da humanidade como um todo.



Na área destinada ao Fan Park, hoje espaço onde se realizam as exposições agropecuárias, a Agecopa estuda investimentos que englobam um aquário, um borboletário, teatro municipal, parque infantil, teatro digital, restaurantes, bares, lojas e tantas outras atrações. Um espaço permanente de difusão do conhecimento, que certamente se tornará uma atração turística de primeira linha e vitrine da Copa do Pantanal.

Matéria Jornalística relacionada: http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=219249
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=8530&parent=20
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=335914
http://www.overbo.com.br/portal/2008/04/10/6536/
http://www.mt.gov.br/wps/portal/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gDC1OTMF8vcy8nAwtPVz8fyzADKNAvyHZUBADC_nlr/?cat=Ambiente+e+Turismo&cat1=com.ibm.workplace.wcm.api.WCM_Category%2FAmbiente+e+Turismo%2F4eec85004fe4ae93bd73bd94d1d615af%2FPUBLISHED&con=com.ibm.workplace.wcm.api.WCM_Content%2FPlanet_rio_+Uma+obra+que+MT+precisa+e+merece%2Ff69ae7804fe4b1f294fd9494d1d615af%2FPUBLISHED&showForm=no&siteArea=Voz+Ativa+do+Cidad_o&WCM_GLOBAL_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portalmt/e-MatoGrosso/Estado/Voz+Ativa+do+Cidad_o/Id_ias/Planet_rio_+Uma+obra+que+MT+precisa+e+merece 

Nenhum comentário:

Postar um comentário