segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cratera de Impacto conservada pela Areia é encontrada no Egito



















O que pode ser a mais preservada cratera de Impacto, foi encontrada em um deserto no Egito. Chamada de Kamil, talvez seja muito antiga, mas se comparada com às outras, encontra-se em excelentes condições de conservação.

Buracos na Terra
A cratera Kamil - 45 metros de largura - foi detectado em fotografias de satélite do Google Earth por Vincenzo de Michele, um ex-curador do Museo Civico di Storia Naturale em Milão, Itália.
Baseado no tamanho e características da cratera em forma de tigela, os investigadores pensam que foi causada pelo impacto de um meteorito de ferro de cerca de 1,3 metros de diâmetro, viajando a 11,732 km / h.
Um Acidente Antigo
Os cientistas não podem ter a certeza sobre há quanto tempo ocorreu aqueda do meteorito Kamil, mas eles estimam-se cerca de alguns milhares de anos atrás - em outras palavras, relativamente recente, em termos geológicos.
Há apenas cerca de 175 crateras de impacto confirmadas na Terra.
"Isso é importante porque pequenos impactos são bastante freqüentes na Terra - da ordem de um evento a cada 1-10 anos", disse Folco. "Portanto, estudar esta cratera é uma boa oportunidade para os cientistas para chegar a uma correta avaliação dos riscos pequenos impactos pose para a Terra e para planejar estratégias de mitigação."




















O Meteorito Gebel Kamil tem 83kg, as ranhuras foram causadas pelo atrito com a atmosfera, conhecidaas como regmaglypts.
Objetos do tamanho das máquinas de lavar normalmente caem na atmosfera terrestre a cada mês, mas a maioria se queima antes de poderem chegar ao chão. Muitas das bolas de fogo resultante não são vistas, pois ocorrem em áreas remotas ou sobre o oceano. Felizmente, dois terços da Terra é feita de Oceanos.





































Coordenadas Geográficas:  22º 01' 06" N 26º 05' 15" L




Um comentário: